10 pecados que você jamais deve cometer nas mídias digitais

A partir das mídias sociais houve uma mudança significativa no modo de relacionamento tanto entre pessoa física como também jurídica de todos os portes. E evitar cometer erros nas mídias digitais é essencial para que você alcance seus objetivos.

O principal motivo é devido às redes sociais não terem apenas mais como foco só o entretenimento, se transformando também em ferramentas de marketing essenciais para os negócios dos mais diversos segmentos e tamanhos.

De nada vale, entretanto, somente aparecer, pois o que diferencia é a maneira de atuar nas mídias sociais. É imprescindível, no entanto, para que o seu negócio se sobressaia de forma adequada e possa ter uma ótima performance, não cometer certos erros nesses incríveis espaços.

Erros nas mídias digitais que você deve evitar cometer.   

Com o objetivo de ajudar você a obter êxito no seu empreendimento listamos a seguir 10 erros que devem ser evitados:

  1. Falta de planejamento.
  2. Não definir o público e conteúdo;
  3. Não conhecer as diferenças das mídias sociais;
  4. Conteúdos cansativos;
  5. Cometer erros de português;
  6. Não utilizar imagens;
  7. Postar fora do horário;
  8. Criar muitos posts;
  9. Demorar para responder;
  10. Deixar de monitorar tudo.

 

  1.     Falta de planejamento nas mídias digitais.

O planejamento pode não ser a garantia de sucesso, contudo a sua falta certamente levará ao fracasso. Um grande erro é, sem dúvida alguma, não se ter um objetivo determinado, seja para realizar qualquer atividade.

Não é diferente também no que diz respeito às mídias sociais saber de maneira clara o que se pretende, por onde começar e até mesmo quais serão os passos seguintes.

Desse modo, você investirá dinheiro e tempo de maneira adequada. De nada adianta gerar perfis da empresa no Instagram, Twitter ou Facebook e simplesmente não fazer mais nada.

O planejamento significa, antes de tudo, criar uma estratégia relevante e principalmente estabelecer metas para cada um dos canais

2.     Não definir o público e o conteúdo das mídias digitais.  

Um grande erro que certas marcas cometem ao entrar nas mídias sociais é não conhecer o público que se pretende atingir e que conteúdo quer transmitir.

Ao criar um canal e não ter ideias de com quem, o quê ou como falar, não é motivo para grandes preocupações. Tente definir, primeiramente, quem são as pessoas importantes para o seu negócio, ou seja, os que já compram ou manifestam interesse no seu produto.

Depois crie, então, na linguagem deles os conteúdos exclusivos. As mídias sociais da empresa devem ser um prolongamento do site ou do ponto físico da marca, oferecendo diferentes objetivos relacionados a cada um dos ambientes.

Isto requer muita paciência, no entanto, será gratificante a médio e longo prazo, pois aproxima aqueles que verdadeiramente estão interessados no seu serviço ou produto.

 

3.     Não conhecer as diferenças das mídias digitais.

Para determinar o tipo de conteúdo que será publicado é muito importante que a marca saiba as características de cada mídia social. Cada uma delas possui uma linguagem, um público e um padrão de postagem de conteúdos específicos.

O mais importante é descobrir qual delas se adapta melhor à sua empresa e ao seu tipo de negócio. Não é porque todos estão em uma determinada mídia online que ela é mais adequada para você também.

É bom evitar, então, este tipo de pensamento.

4.     Conteúdos cansativos.

Existem muitas chances de que um visitante do seu canal saia do mesmo modo como entrou. Uma das causas está ligada à importância do conteúdo.

Uma pessoa pode deixar de seguir a sua mídia social como também é possível que retorne a ela diversas vezes ao dia. Devido a isto, você deve publicar conteúdos específicos e que sejam importantes.

Para esta finalidade é essencial intercalar os assuntos tratados e os formatos como textos, links, vídeos, imagens, sejam eles em álbuns ou carrossel como é o caso do Instagram.

É importante também a publicação de conteúdos que não estejam relacionados à marca, mas que possam acrescentar valor ao dia – a – dia dos seguidores.

Assuntos que não estejam diretamente associados aos negócios, contudo, que possam fazer despertar sentimento ao que o público confia é sempre relevante.

Sendo assim, a sua marca conquistará novos seguidores e o seu canal não terá conteúdos cansativos.

5.     Cometer erros de Português nas mídias digitais.   

Existem normas gramaticais para padronizar a escrita correta das palavras e, portanto, usá-las demonstra muito profissionalismo.

Os erros gramaticais podem dar aos seus posts uma aparência de pouca importância e comprometer toda a sua estratégia de presença nas mídias sociais.  

Para que você passe credibilidade é essencial, portanto, escrever de modo claro e espontâneo como também correto.

6.     Não utilizar imagens.  

O conteúdo não deve ser somente por meio de textos. Qualquer outro recurso que acrescente, portanto, será bem vindo e um deles é a imagem.

Para tornar seus posts mais interessantes, usar as imagens pode fazer com que os seguidores cliquem mais e compartilhem a proposta do seu negócio.

Não utilizar imagem pode deixar seu post cansativo e também no caso de vender algum produto uma imagem dele é sempre o fará mais atrativo.

7.     Postar fora do horário.

É muito importante saber o horário em que o seu público acessa as mídias sociais para realizar um planejamento direcionado.

Desta forma, para que os seus posts tenham sucesso é fundamental a definição de quem é o seu público – alvo e em quais horários geralmente aparecem online.

Postar fora desse horário pode não atrair o público certo e não obter, portanto, o resultado desejado.

8.     Criar muitos posts.

 

O ideal é postar o conteúdo diariamente e atualizado. Fazer várias postagens, no entanto, diversas vezes no mesmo dia podem prejudicar toda a sua estratégia.

Atualmente, as mídias sociais fazem uma avaliação relevante do conteúdo através de algoritmos. Por exemplo, o Facebook quando o conteúdo é de baixa qualidade, ele ranqueia para baixo as publicações, fazendo diminuir o alcance orgânico e, consequentemente, a visibilidade.

Equilíbrio, portanto, é a melhor solução para evitar que as publicações excessivas provoquem rejeição, chegando até ao ponto que haja uma interrupção entre os seguidores com a sua marca.

Você deve, então, prezar sempre pela ponderação, no entanto, vale a pena lembrar que os posts precisam ser constantes e não com muito tempo de espaço, e, assim, evitar que a consequência contrária, que seria o público esquecer a sua marca.

 

9.     Demorar para responder.

O que sustenta as mídias sociais são os relacionamentos. Por esse motivo é necessário alimentá-los constantemente.

É muito importante, nesse sentido, que a sua marca possua uma pessoa, equipe ou até mesmo faça parceria com outra empresa para interagir com elogios, críticas e sugestões feitas pelos seguidores.

É essencial fazer a análise dos comentários um por um e dar respostas a todos eles de forma rápida, pois a demora pode fazer parecer descaso da sua parte.

10.  Deixar de monitorar tudo.

Para o gestor acompanhar o desempenho de cada publicação, a maior parte das mídias online possuem sistemas de monitoramento. É muito importante que esse profissional consiga acessar métricas precisas a fim de conhecer se os resultados esperados estão sendo atingidos.

É preciso também prestar atenção às mudanças nas funcionalidades das mídias sociais, porque sempre haverá uma nova maneira para se comunicar, como também novas métricas para fazer a avaliação do seu próprio desempenho.

Monitorar tudo, portanto, é uma forma de saber o andamento do seu negócio e fazer os ajustes caso haja necessidade.

 Os pecados que você jamais deve cometer em mídias digitais.

 

Vimos, então, os dez erros nas mídias digitais que mais se cometem. Identificá-los e evitá-los, fará com que sua página e seu produto tenham muito sucesso.

Preste sempre atenção no seu público-alvo, evite cada erro, faça planejamentos, conheça as diferenças das mídias sociais, não cometa erros de Português, utilize imagens, poste no horário certo, crie a quantidade de posts certos, não demore para responder e monitore tudo.

Fazendo tudo isso, então, você pode ficar despreocupado que os seus objetivos com certeza serão alcançados da melhor forma possível.

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