Entenda a definição de projetos educativos

Realizar projetos educativos estimula os alunos de uma sociedade a saírem da rotina e enxergarem as possibilidades de resolver os problemas reais à sua volta.

O exercício de olhar em volta e conseguir identificar problemas que podem ser resolvidos com soluções simples, é essencial para qualquer área de atuação profissional.

Essa habilidade influencia e ajuda a sociedade como um todo, em diversas situações da vida da população. Então, entenda por que os projetos educacionais são tão importantes para a nossa sociedade.

O que são Projetos Educativos?

O projeto educacional é um empreendimento de duração finita, com objetivos direcionados em função de oportunidades, necessidades, desafios, resolver problemas ou interesses de um sistema educacional, de um educador ou grupo de educadores.

Ele tem a finalidade de planejar e executar ações voltadas para melhoria de processos educativos e da formação de pessoas em diferentes níveis e contextos.

Um projeto educacional possui as mesmas características de outros projetos de outras áreas de conhecimento. Portanto, pode ser desenvolvido em diferentes tipos de instituições para finalidades diversas.

O projeto não precisa ser voltado para o ensino regular, nem necessita de uma instituição de ensino para se desenvolver.

Com base nessas informações , são caracterizados como projetos educacionais ações de desenvolvimento em organizações empresariais do setor produtivo, como, por exemplo, as organizações não governamentais (ONGs), entre outras.

O essencial em um projeto educacional é ter uma finalidade educativa. Nesse caso, alguns exemplos de pautas podem ser colocados em evidência, tais como:

  • Projetos de educação ambiental;
  • Educação para a cidadania;
  • Projetos de educação e capacitação profissional para o trabalho.

Há também diferentes tipos de projetos educacionais classificados como:

Projetos de intervenção: estes intervêm no contexto para alterar a dinâmica do sistema da organização com mudanças positivas no desempenho das atividades.

Projetos de pesquisa: promovem a obtenção de conhecimentos como resultado de projetos através da verificação de pesquisas.

Projetos de desenvolvimento de produto: têm como finalidade a implantação de novas atividades, serviços ou produtos.

Projetos de ensino: são elaborados dentro de uma disciplina, dirigidos à melhoria do processo de ensino e aprendizagem.

Projetos de trabalho: são desenvolvidos por alunos sob a orientação de um professor da disciplina, para a aprendizagem e desenvolvimento de competências específicas.

Objetivos dos projetos educativos

Um dos fatos que caracterizam um projeto educativo, é a existência de um objetivo claro, é isso que faz a diferença nas atividades cotidianas. Portanto,  elas devem ser desenvolvidas a todo o momento, para garantir o funcionamento da instituição.

Em qualquer tipo de organização, existem tarefas que devem ser feitas, independentemente do momento pelo qual a organização passa. Essas atividades garantem a existência e o funcionamento da instituição.

Os projetos educativos existem para atender a essa necessidade ou uma oportunidade específica.  Portanto, mesmo as organizações que têm como objetivo atividades lucrativas, sempre coexistem com outras atividades organizacionais.

O seu objetivo sempre deve ser bem claro para toda a organização, especialmente para as pessoas que estiverem envolvidas em qualquer momento deste.

O desejo de melhorar o estado atual da população, é aplicar projetos educacionais como por exemplo:

  • Desenvolver um novo curso;
  • Implantar nova metodologia educacional;
  • Capacitar profissionais para operar sistemas de tecnologia computacionais;
  • Implantar educação a distância.
 

Práticas escolares tradicionais

A prática comum de ensino possui duas características que descrevem o modelo:

A primeira está ligada essencialmente aos modelos dominantes de construção do conhecimento, onde parâmetros e coerência são os focos centrais.

Já a segunda, está relacionada aos procedimentos adotados, ou seja, o conhecimento é tratado como transmissão unidirecional, através da exposição oral da leitura, da repetição e da memorização.

Podemos defender a ideia de que a escola é um local favorável para a ampliação das habilidades de aprendizagem humanas. Porém, ao conceber o espaço escolar como um espaço destinado a embates ou discussões, é necessário acreditar que o ensino pedagógico é uma ação de política cultural, quecontribui para que os diferentes indivíduos, que nela desempenham seus papéis sociais, possam elaborar suas intervenções e opinião na formação de suas próprias cidadanias.

Os projetos educacionais existentes se referem a uma lógica educativa bastante diferenciada do que se vê na maioria dos processos educativos. Mudar essa lógica educativa significa romper com tradições, apresentando propostas para melhorar os conhecimentos escolares e a vida real.

Mais do que uma técnica para transmissão de conteúdos, a proposta de trabalho com projetos promove uma mudança na maneira de pensar e repensar sobre a escola e a prática pedagógica.

Importância de um projeto educacional

O trabalho com projetos gera a atividade coletiva e cooperativa, permitindo ao aluno vivenciar diversas relações com o exterior.

Ter uma experiência positiva no contato com outras pessoas e não depender das escolhas dos adultos, a fim de decidir e planejar suas ações, permite que a criança ou o adolescente construa e dê sentido à sua criatividade de aluno.

Proporcionar uma situação real de vivência e experiência, estimula o pensamento crítico e desenvolve a capacidade de observação para melhor utilizar informações e conhecimentos.

Então, valorizar a necessidade de cooperação, e dar oportunidade ao aluno para que ele aprimore suas ideias, por meio da aplicação delas, estimula a iniciativa, a autoconfiança e o senso de responsabilidade.

Considerações finais

Para a construção de um projeto, são seguidas algumas etapas, porém, não há um modelo único para sua elaboração como: objetivos, metas, planejamento, rotas, ou a aplicação de um projeto pelo professor.

 Planejamento dos detalhes,  coleta de informações e seleção de materiais, são ações necessárias e fazem parte da execução das diversas fases de um projeto educacional.

Alguns tipos de aprendizagem ampliam o conhecimento de uma pessoa e favorecem a informação aprendida, para que essa seja retida por mais tempo, facilitando a aprendizagem futura.

Trabalhando a interdisciplina através de técnicas inovadoras, buscando a vida cooperativa e a aprendizagem do sujeito é algo determinante na construção do seu saber.  Por fim, um projeto deve agir em integração com outros meios de ensino ao seu redor.

Gostou de saber sobre projetos educacionais? Deixe seu comentário para ajudarmos você.

Tags :
Metodologia educacional,Práticas escolares,Projetos educativos

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 + 17 =