Porque uma empresa deve apoiar (financeiramente e de outras formas) iniciativas voltadas para a educação

As empresas vêm tendo iniciativas voltadas para educação cada vez mais, investindo de maneira que contribui o desenvolvimento humano e como consequência o meio ambiente.

Já os consumidores estão sempre de olho para saber qual o engajamento sobre as demandas sociais dos segmentos. Portanto, quando uma empresa apoia financeiramente ou de outras formas as organizações sociais, ela consegue uma ótima oportunidade de contribuir com um legado positivo de transformações.

Além disso, a empresa proporciona um ótimo engajamento e conexão com todos os seus colaboradores, que permite uma interação melhor de trabalho em equipe, novas ideias, boas relações pessoais, profissionais proativos e confiantes.

Iniciativas voltadas para educação

Uma pesquisa feita pelo Global Edelman Earned Brand, em 8 países, indicou que 69% dos brasileiros realizam suas compras com base no posicionamento das empresas que possuem iniciativas voltadas para a educação.

Pessoas de até 24 anos, somam 70% dos brasileiros que consideram o posicionamento da marca ao adquirir um serviço ou produto. Esses dados acabam reforçando o perfil do consumidor atual e mostrando que ele está cada vez mais exigente, pois realiza a compra baseado nos seus valores e necessidades.

Os consumidores também esperam que as empresas consigam entregar algo a mais, indo além dos seus produtos.

Dessa maneira, apoiar uma ação social ou organização, seja através do financeiro, doações de produtos ou por meio de voluntariado corporativo, é um modo de entregar algo a mais para os consumidores.

De modo geral, o varejo tem passado por muitas mudanças nas últimas décadas, que iniciou com a ampliação de um novo modelo de negócio na década de 60 até o mais recente, o e-commerce.

Esse tipo de evolução é acompanhado pela tecnologia e com os novos hábitos de consumo da população.

Os consumidores estão cada vez mais engajados, conscientes e exigentes. Portanto, os clientes são as peças-chave para manter a empresa em alta, com uma avaliação que acaba indo além do preço.

Por isso, o papel do empresário tem se tornado ainda mais desafiador, pois quando se fala em relação a confiança, o consumidor espera que sua marca antecipe os anseios, oferecendo qualidade, experiência, preço, inovação, variedade e sobretudo que tenha uma ligação com alguma ação social, seja financeira ou de outras formas.

Ação social pelas empresas

As empresas estão cada vez mais preocupadas com as iniciativas voltadas para educação, principalmente por poder ajudar as pessoas de alguma forma e, com isso, ganhando cada vez mais consumidores engajados no seu crescimento.

Os consumidores estão atrás de produtos de ótima qualidade e que possuam preço justo, mas eles também possuem em mente um propósito, que a marca possua uma história e que contribua com um impacto positivo no exercício da cidadania.

Uma pesquisa feita pelo Instituto Akatu e Globe Scan em 2020, realizada com mil pessoas no Brasil, mostrou que a população vive atenta nesse quesito socioambiental.

Na pesquisa 70% dos consumidores esperam que todas as empresas reduzam o seu impacto nas mudanças climáticas e que não agridam o meio ambiente. Além disso, 65% dos entrevistados depositam sobre as empresas que elas coloquem metas para tornar o mundo melhor.

Sem contar que para 1/3 da população, principalmente para os jovens, que a empresa precisa colaborar com outros tipos de fatores para solucionar os problemas socioambientais. Veja como sua empresa pode beneficiar com ações:

1.    Aumentar a venda com doações

Conforme o estudo recente feito pelo Journal Of Consumer Research, a população acredita que a consciência social de uma empresa torna os seus produtos de qualidade. Por isso, fazer o bem é um fator que aumenta as vendas!

Empresas como eBay e Amazon usam doações de checkout para diminuir o abandono de carrinho e, com isso, aumentar suas vendas. Sem contar, que ao apoiar as organizações sem fins lucrativos, os varejistas acabaram reduzindo a taxa de rotatividade do eBay em 67%.

2. A fidelidade do cliente aumenta com as iniciativas voltadas para educação

As empresas ao apoiar as instituições com projetos sociais, locais ou globais, acabam aumentando a fidelidade do cliente. Mais da metade da população no mundo relatam que são mais leais a empresas que possuem iniciativas voltadas para educação.

Desse modo, é de extrema importância observar que os esforços precisam repercutir com o público-alvo. Principalmente por apoiar as causas que os consumidores da empresa interessam. Assim, automaticamente se refletirá em atenção, confiança e respeito.

3. As iniciativas voltadas para educação ajudam a construir comunidades melhores

As iniciativas voltadas para a educação, sejam de modo financeiro ou de outra forma, ajudam a melhorar toda a imagem da marca na comunidade. Além disso, tornar as pessoas mais conscientes dos seus serviços e produtos. Construindo também uma imagem colaborativa, perante toda a comunidade.

Desta forma, além de agregar valor à marca, você consegue destacar a sua empresa entre outras do setor. Portanto, você consegue construir uma conexão com os seus clientes ao assumir uma causa voltada para educação.

4. Doações motiva toda a equipe

Estudos mostram que funcionários que vêem a empresa de maneira positiva, conseguem mais produtividade, possuem mais motivação e comprometimento com os objetivos da sua empresa.

5. Doação para instituição que possuem projetos sociais aumentam a reputação da empresa

As empresas ao contribuir estão divulgando o seu nome e melhorando a visibilidade da marca. Por isso, as empresas que possuem visão filantrópica melhoram a reputação na comunidade e reforçam o reconhecimento positivo da empresa.

Sendo assim, uma empresa ao doar para uma causa nobre, ela consegue aprimorar a sua imagem aos olhos dos consumidores, comunidade e parceiros.

Conclusão

Os consumidores nos dias de hoje possuem expectativas mais altas referentes às empresas. Portanto, elas desejam que a marca apresenta um impacto real para a sociedade.

Por isso, às empresas com iniciativas voltadas para educação  é uma ferramenta muito poderosa. Principalmente por poder conquistar a fidelidade do cliente, conseguir reconhecimento da marca e também a reputação perante a sociedade.

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