Deprecated: Creation of dynamic property ET_Builder_Module_Comments::$et_pb_unique_comments_module_class is deprecated in /home1/ins53776/public_html/wp-content/themes/Divi/includes/builder/class-et-builder-element.php on line 1425

Qual a necessidade da tecnologia aplicada na educação?

por | set 1, 2022 | Sem categoria | 0 Comentários

Você sabe qual é a importância da tecnologia aplicada na educação? Hoje em dia, a inclusão de novos recursos tem sido fundamental para professores e alunos, facilitando o processo de ensino e aprendizagem.

Esse avanço possibilitou a criação de novas ferramentas que não só permitem maior acesso à informação, como também tornam o conhecimento mais didático e eficiente. Não é à toa que essa inovação se contextualiza em uma nova modalidade de ensino remoto, o que ganhou ainda mais destaque após a pandemia da Covid-19, em que houve a necessidade de um distanciamento social.

Existe, contudo, um processo de adaptação que sai da ideia tradicional de aulas expositivas e presenciais para o meio digital. Pensando nisso, elaboramos um artigo completo sobre a necessidade de tecnologia aplicada na educação, seus benefícios e desafios no cenário atual. Veja a seguir:

Os principais benefícios da tecnologia aplicada na educação

Em primeiro lugar, o uso de recursos da tecnologia aplicada na educação pode trazer diversas vantagens, tanto para estudantes e responsáveis, como também para os professores.

Além de tornar as aulas mais motivadoras, esses recursos também estabelecem benefícios no que equivale a métodos práticos, lúdicos e criativos de ensinamento pedagógico. Veja a seguir quais são os principais benefícios:

Maior interação

Atualmente, os jovens constroem grande familiaridade com a internet desde pequenos. Esse, portanto, torna-se um recurso para facilitar a expressão dos alunos, inclusive dos mais tímidos. Sendo assim, há uma maior motivação para demonstrar conhecimento, participar de grupos de estudo, entre outros. Por consequência, tornam-se participantes ativos.

Motivação

Outra vantagem da tecnologia aplicada na educação é o aumento da motivação. Isso porque, existem diversas possibilidades de tornar o ambiente de ensino mais atrativo e instigante para esse grupo. Alguns recursos que os educadores podem explorar, por exemplo, são: jogos da internet, mapas mentais virtuais, vídeos com aulas didáticas, atividades lúdicas, de desenho virtual, entre outras.

Estímulo à autonomia

O estímulo à autonomia também é um aspecto a ser explorado pelos recursos tecnológicos. Isso porque, respeita a individualidade do aluno e também o torna um participante ativo na sua própria educação, demonstrando que existem ferramentas aliadas para ajudá-lo a obter mais conhecimento.

Desse modo, há também o incentivo à independência e responsabilidade, no sentido de que forma um indivíduo mais consciente.

Possibilidade de aulas síncronas e assíncronas

No meio virtual, o professor também pode promover tanto aulas síncronas, como assíncronas. As aulas assíncronas, por exemplo, podem auxiliar alunos a verificarem depois um mesmo conteúdo, já que são gravadas. Já as síncronas, são essenciais para maior interatividade e para sanar dúvidas dos alunos. Desse modo, é possível atender a todos os perfis, inclusive para os que não puderam estar presentes no momento da aula, que podem assistir depois.

Preparo para o mercado de trabalho

A tecnologia aplicada na educação também envolve a necessidade de preparo para o futuro. Hoje em dia, muitas profissões exigem conhecimento nas ferramentas e na rede virtual. Por isso, esse é um momento de os estudantes já exercitarem as habilidades nesse meio. Trata-se de um modo também de estimular a criticidade dos jovens, auxiliando também, na escolha de cursos de graduação.

O mais interessante é que existem diversos cursos, palestras, e muito conteúdo gratuito na internet, o que facilita o acesso ao conhecimento.

Métodos de aplicação da tecnologia

A tecnologia dispõe de diversos métodos inovadores para transformar o processo de aprendizagem. É muito importante, portanto, que as próprias escolas incentivem o uso desses novos avanços, até mesmo para despertar o interesse dos alunos. Muitas instituições, por exemplo, têm adotado plataformas virtuais, em que os professores podem disponibilizar vídeo-aulas e conteúdos digitalizados para suporte no ensino. Veja alguns desses métodos de tecnologia aplicada na educação:

Jogos virtuais

A chamada gamificação propõe o uso de jogos digitais para engajar os estudantes. Cada vez mais, existem games interativos até mesmo para estimular competições, com perguntas e respostas para que o aluno se interesse em resolvê-las. Por consequência, é possível aprender sobre história, artes, entretenimento, disciplinas exatas, e muito mais.

Sendo assim, além de ser um método atrativo, aperfeiçoa criatividade, trabalho em equipe, atenção, capacidade de tomada de decisão, entre outros.

Realidade virtual

Dentre esses métodos, vale destacar também a realidade virtual. Esse meio fornece a experiência de imersão em diferentes ambientes. Sendo assim, é possível simular efeitos visuais e sonoros, proporcionando um aprendizado interativo. Nas aulas de história, por exemplo, é possível explorar o conhecimento em diversas épocas diferentes.

Os desafios da tecnologia aplicada na educação

Embora a tecnologia tenha diversos benefícios no que equivale à educação, é preciso aplicar essa ferramenta de forma adequada e acessível para todos. Um dos desafios, portanto, é separar o abismo entre as escolas públicas e privadas, principalmente pela disponibilidade de bibliotecas públicas e rede virtual para acesso do aluno.

Além disso, é fundamental que haja a capacitação e constante atualização por meio de treinamentos da equipe educativa, a fim de que os professores saibam conduzir as ferramentas disponíveis.

Conclusão

Em conclusão, é possível notar que o investimento em recursos de tecnologia aplicada na educação, torna-se, portanto, um meio para viabilizar o desenvolvimento de novas práticas educativas para os estudantes e oportunidades de ensino para os professores.

Desse modo, é possível trazer maior proximidade e interação dos alunos, sendo este um meio de agregar novas melhorias aos métodos tradicionais, e não os suceder.

Partindo dessa ideia, o Instituto pela Educação de Resultados (IPER), tem o objetivo maior de promover ações de cidadania em todo território nacional, usando como principal ferramenta a educação inclusiva em todos os seus níveis e modalidades. Somos um instituto sem fins lucrativos, com cursos 100% online e semipresenciais. Realizamos desde avaliações e estudos técnicos avançados, até consultorias, assessorias e projetos que sejam de natureza técnica, científica, educacional, cultural e histórica. Tudo isso para atender aos interesses da sociedade civil, entidades públicas e privadas, visando ampliar as possibilidades de conhecimento.

Gostou do conteúdo? Acesse a nossa página para conferir outros materiais como este e compartilhe com seus amigos! O conhecimento deve ser de todos e para todos.

Written By Instituto Iper

Sobre o Autor

João Silva é um educador apaixonado com mais de 15 anos de experiência no setor de ensino. Formado em Pedagogia e com especialização em Educação a Distância, João tem se dedicado a promover a inclusão e a inovação no ambiente educacional. Atualmente, ele é um dos principais coordenadores de projetos do IPER, onde trabalha para desenvolver currículos que atendam às necessidades dos alunos e do mercado de trabalho moderno.

Related Posts

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *